Hospital de Magalhães Lemos

Decorreu, entre os dias 5 e 23 de dezembro, a habitual Exposição – Venda de Natal do Serviço de Reabilitação Psicossocial (SRP).

Esta mostra, constituída por artigos elaborados nos vários Atelieres do Serviço (Cerâmica, Pintura, Lavores, Carpintaria, Tipografia, Reciclagem e Culinária), teve como objetivo primordial a divulgação dos talentos artísticos e criativos dos nossos utentes numa perspetiva de incremento do seu autoconceito e autoestima. Concomitantemente, começa também a impor-se como tradição, ao nível hospitalar, enquanto oportunidade de aquisição de lembranças para os habituais presentes de Natal; originais, únicas e a preços acessíveis que nem sempre fazem justiça à beleza e qualidade das peças expostas. Não admira pois que este certame seja ponto de visita obrigatória para centenas de pessoas (colaboradores do HML, EPE utentes, familiares) que diariamente demandam o SRP para verem, comprarem e saborearem uma chávena de chá e uma rabanada, ou sonho, ou filhós, ou o que sair do talento do Atelier de Culinária.

Um evento que vai ao encontro de dois dos grandes objetivos do Serviço de Reabilitação Psicossocial:

– Favorecer a recuperação ou aquisição de um conjunto de competências pessoais e sociais necessárias ao funcionamento na comunidade, nas melhores condições possíveis de autonomia, normalização e qualidade de vida.

– Potenciar e apoiar a integração social dos utentes, facilitando o desempenho de papéis sociais valiosos e “normalizados”.

no images were found