História

O Hospital de Magalhães Lemos, EPE (HML, EPE) é uma Instituição especializada em cuidados de psiquiatria e saúde mental, Entidade Pública Empresarial (EPE) e de referência da região norte, acreditado e certificado pelo Caspe Healthcare Knowledge Systems – CHKS.

O nome atribuído a este Hospital constitui uma homenagem a um dos mais prestigiados médicos psiquiatras portugueses – Prof. Doutor António de Sousa Magalhães Lemos. Foi seu 1º diretor e grande impulsionador o ilustre psiquiatra Dr. Fernando Pimentel das Neves, pioneiro da Psiquiatria de Setor no país.

O HML, EPE é, no âmbito da Região Norte, o único hospital central especializado de psiquiatria da rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e desenvolve a sua atividade desde 1962.

Missão

O HML, EPE tem por missão garantir à população adulta, da sua área de influência direta e indireta, o acesso a cuidados especializados de psiquiatria e de saúde mental prestados por equipas multidisciplinares qualificadas. O objetivo é garantir as respostas de que os cidadãos adultos portadores de doença mental necessitam em todo o seu ciclo de doença.